sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

(#CRÍTICA) - A CASA DE AVIS - CALICUTE

(FOTO: Hendrio Ritchele)
SINOPSE:


Jaime, filho do Duque de Bragança, o homem mais rico e influente de Portugal, tem apenas seis anos quando o pai é condenado à morte e degolado na praça de Évora. Após ser obrigado a assistir a execução, é enviado ao estaleiro da cidade de Lagos, para ser esquecido e desaparecer definitivamente. O menino resiste e se junta a um pequeno grupo de carpinteiros naquela extenuante rotina de trabalho. Até que uma doença devastadora aniquila a tripulação das caravelas destinadas a cruzar o extremo sul do mundo em busca do caminho para as Índias. O ano era 1488 de Nosso Senhor Jesus Cristo, e Jaime não poderia imaginar que sua vida estaria intrinsecamente ligada à maior aventura de sua nação. Apoiado em verdades históricas, esse romance de tirar o fôlego, desvenda os segredos das intrincadas relações de poder na Corte portuguesa no final do século XV, as sangrentas batalhas medievais, as ordens religiosas e seu extraordinário poderio militar, as fantásticas viagens oceânicas, seus perigos, desastres e a promessa de fortunas inimagináveis.

(FOTO: Hendrio Ritchele)


" O rei parou de girar a espada por um instante, olhou para o garoto sentado aos seus pés e, tentando ser o mais bondoso possível, disse:
- Viu, criança, isso acontece com quem esquece o seu lugar." (pág. 15)

Imagine-se absorto na época das grandes navegações, mergulhado em um dos momentos mais importantes da história do mundo. Época das grandes descobertas, de grandes batalhas e principalmente de grandes conquistas. Imaginou? Pois então você já está começando a se situar e entrar no clima de um dos marcos histórico da literatura nacional.

O livro é baseado em uma história real, apresentando uma linguagem simples, porém enriquecida de detalhes. Uma das minhas conjecturas é de que o autor demorou alguns anos para escrever o livro, pois o livro é uma verdadeira aula de história (mas não daquelas aulas chatas, pensem no melhor professor que já tiveram, aquele que dá a melhor aula, agora imaginem a melhor aula dele. Pronto).

Com a leitura eu passei a entender um pouco melhor os hábitos, a hierarquia, o estilo de vida e como era o comportamento dos portugueses. Adentrei na vida dos marujos e das navegações e, além disso, entendi um pouco melhor como que se estabeleceu a relação portuguesa com os povos, principalmente os povos africanos.

(FOTO: Hendrio Ritchele)
O autor é o que eu costumo chamar de mágico das palavras. Ele consegue te envolver e te deixar eufórico, o livro me caiu como uma luva, daquelas que você compra sem saber se vai caber mais parece que ela se molda ao formato de sua mão. Sem contar que o trabalho artístico feito pela editora foi simplesmente lindo!

O livro faz parte de uma trilogia chamada Calicute e os próximos livros ainda não foram publicados.

CLASSIFICAÇÃO:

6 comentários:

  1. Essa sou eu correndo para ver se consigo fechar parceria com o autor para conseguir esse livro depois dessa resenha absurdamente estimulante. Sempre gostei de História, e tenho uma quedinha por romances históricos! Não posso deixar de ler!
    E é uma série *O* que lindo!

    Beijos, Hendrio!
    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Muito obrigado Tici, faça isso mesmo com certeza vai conseguir. O autor é super atencioso e muito comunicativo!
      Eu amei você ter gostado da resenha. :D
      Eu não li muitos livros do gênero, mas sei que com certeza esse é um dos melhores que eu vou ler dentro de muito tempo. :D

      Beijos Tici e muito obrigado por tudo! :D

      Excluir
  2. Belíssima resenha, faço das suas palavras as minhas. Realmente é um livro maravilhoso, te transporta para aquela época e te envolve com a história de Jaime de uma forma mágica.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muiiito obrigado Daniel, fico super feliz que tenha gostado
      Eu simplesmente estou super ansioso pelo próximo livro! :D
      Muito obrigado por tudo e um abração!

      Excluir
  3. Voltei! Desculpa estar desaparecida é que estou ocupada viajando e fazendo trabalhos super importantes :/
    Enfim...
    Como não querer esse livro depois desta resenha maravilhosa?!
    Tenho que ler! - vou fazer igual a Tici -.
    Como ela tenho uma queda - na verdade uma cachoeira - por livros de romance histórico - e de época - , e ainda mais por aqueles que contam história, amo saber mais! E se eu ler esse livro com toda a certeza vai se torna um dos meus preferidos.
    E depois de saber que o autor escreve muuuito bem, vai ser uma obrigação - prazerosa - ler esse livro!
    Ah, Hen, você já recebeu o livro Do Outro Lado do Muro, da autora parceira? Você vai ter que ler! Eu estou amando está se tornando um dos meus 5 livros preferidos! Ah e já terminou de ler O Espelho da Intenção? A autora já escreveu o segundo livro *-* E começou a escrever o terceiro ontem!
    Beijos!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie Lili,
      Que isso, não precisa pedir desculpa eu te entendo, até porque eu dei uma sumidinha também, mas já voltei :D
      Muito obrigado por passar aqui mesmo com tantas coisas! :D
      Hahahahaha amei você ter gostado da resenha,
      Faça sim tenho certeza que você vai amar o livro, ele é excelente e só não está nos meus preferidos porque estou sendo muito cauteloso, se não terei muitos na lista, mais ele alcançou a pontuação máxima, 5 estrelas :D
      Nossos gostos meio que são paralelos na sua maior parte, isso é muito bom :D
      Eu recebi e comecei a ler agora, e quanto ao livro O Espelho da Intenção me desculpe pela demora Lili, eu ainda não li, no meio de tantos livros de parceiros eu me perdi e estou enrolado, mas vou tentar ler antes de terminar o mês, quem sabe não consigo ler os próximos da autora também não é? kkkk' :D
      Beijos e muito obrigado por tudo fofa! :D

      Excluir

1– Poderão não ser aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso;

2 – Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

3 – Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório; que violem as leis ou normas vigentes no país; que incitem à violência, à desobediência às leis e ao desrespeito às instituições;

4 - Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.