segunda-feira, 31 de março de 2014

(#RESENHA) - TERRAS METÁLICAS - RENATO NONATO

(FOTO: Hendrio Ritchele)

"- Pela Esfera e para Esfera" - Lema da Elite

Em um mundo devastado por guerras, onde as pessoas se veem a beira de um abismo, é criado um lugar que pode ser considerado a última esperança da humanidade, a Esfera. Um lugar localizado dentro da terra, essa foi a única forma das pessoas fugirem da radiação que envolveu o mundo após a maior de todas aquelas guerras, a nuclear.

Não só uma distopia, um convite a reflexão. Tenho por min que temos que tirar uma lição de tudo nessa vida e não poderia ser diferente, pois dos erros tiramos lições e a partir dos acertos buscamos nós aperfeiçoar para melhorar ainda mais.

Durante gerações e mais gerações a tranquilidade perdurou em toda a Esfera. Sem muitos resquícios da realidade que os envolveu a muitos anos os habitantes levavam suas vidas, as poucas informações históricas que conheciam vinha do mainframe, uma espécie de cérebro por trás de tudo.

La existiam castas assim como em toda sociedade, mas era evidente o peso delas naquele local. Ao todo eram 5, os Bios (que basicamente tinham o poder de mudar de forma, força e aparência), os Túneis (que no geral tinham os poderes de mover objetos e voar), os Sibérios (que como o própria nome diz, eram responsáveis por mudanças térmicas), os Exilados (não menos importante, pois eram os únicos que podiam chegar perto do mainframe, mas que não possuíam poderes nenhum, sendo mais raros e sempre excluídos da sociedade) e os Antenas (o mais raro de todos, sendo quase que impossível casos de Antenas. Estes possuíam poderes como o de ler e manipular a mente de outros indivíduos).

Ao ler o livro nos deparamos com Raquel (a personagem principal), seus amigos Tales, Ângelo (que eu criei um certo apego, por ele ser inteligente, divertido e tímido), Camila e Isabela (uma das personagens mais importantes para a história) e os tashis (esferas, que possuíam IA próprio e eram como mascotes dos personagens) Tashi (isso mesmo, o nome do tashi da Raquel é Tashi), Liceu (de Camila) e Nirvana (de Isabela).

(FOTO: Hendrio Ritchele) 

"- É com grande prazer que eu declaro aberta a tricentésima cerimônia de implante!" - (Alastor - Regente da Esfera / Página 79)
(Esse trecho me lembrou jogos vorazes)

O livro nos apresenta Raquel perto de sua cerimonia para receber seu chip, que designava a casta de cada um, ele tinha um grande sonho de se tornar uma Túnel, queria se aventurar e voar, se sentir livre. Ao longo do livro presenciamos ele passar pela cerimonia e não muito distante se formar após o primeiro ano do recebimento do chip e através deste ano presenciar e ouvir coisas tão impactante que chegava a parecer impossível. Descobrimos junto com ela que a Esfera como risco de parar de existir dentro de alguns anos e o recebimento da informação e tão duro para ela quanto é para nós. E o melhor de tudo, vemos como e o que ela fará para tentar assegurar o futuro da Esfera e de todos que os cercam.

(FOTO: Hendrio Ritchele)

"Se é para vontade de todos e felicidade geral da prisão, diga ao conselho que vou!" - (Tashi / Página 448)
(Para quem conhece um pouco de história esse trecho faz referencia ao dia do Fico)

O livro é emocionante, misterioso e fortemente divertido. Cada um dos personagens possuem um papel importantíssimo na história e vão te tirar do sério com todas as confusões e mistérios. O autor possui uma escrita boa, envolvente e fluida, sabe botar os pingos nos IS e te surpreende a cada acontecimento.

A edição é muito boa, com uma capa bonita e condizente com o tema, uma diagramação boa e as letras de um tamanho ideal e o que eu gostei muito também é que cada título de capítulo era condizente com o que ele abordava e a gente só descobria o porque no final do capítulo.

Eu amei o livro, o Renato criou uma história muito boa e que me fez querer mais e mais distopias, agora vamos que vamos de Maze Runner. kkkkkk'

CLASSIFICAÇÃO:

9 comentários:

  1. Aaaah fiquei super ansiosa pra ler agora!!
    Que o booktour ande rápido (:
    Adorei sua resenha, impossível n se apaixonar pelo livro lendo suas palavras! =D
    Bjoss


    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste muito Tatah!
      Ele andará kkkkk'
      Muito obrigado pelo elogio e um beijão!

      Excluir
  2. Uhuuuull, torcendo para o livro chegar depressa! Muito bom saber que você gostou! E Maze Runner??! Que maravilha! Depois vai ter que me contar o que achou também, hein!! xD
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esteja gostando do livro Tici, ansioso pela sua resenha!
      Estou ansioso por Maze Runner! :D
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse é um dos melhores livros nacionais que eu já li. O autor soube desenvolver muito bem a trama e os personagens são excelentes. Recomendo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou bem legal, me deixou ainda mais curiosa com o livro e assim como a Tatah e a Tici eu também quero que esse booktour ande rápido e chegue logo a minha vez >.<

    Ah! Agora você vai ler Mazer Runner???? Uhuulll não vejo a hora de ver a resenha dele :)
    beijinhos,

    http://garotasdejales.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha muito obrigado Ana, fico feliz por ter gostado!
      Espero que o book tour seja proveitoso para vocês também!

      Estou ansioso por Maze Runner... :D
      Bjos!

      Excluir
  5. Pelo visto não decepciona mesmo! Li o começo desse livro, e agora não vejo a hora dele chegar aqui para que eu possa ver isso tudo. Acho que vou adorar o Tashi, parece ser muito show e a personagem principal também.
    Ancioso demaisss.

    Abração,
    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo amigo!
      hahahaha Ele chegará rápido!
      O Tashi é demais, demais, demais! kkkkkk'
      Abraços!

      Excluir

1– Poderão não ser aceitos comentários anônimos ou assinados com e-mail falso;

2 – Serão, automaticamente, descartados os comentários que contenham insultos, agressões, ofensas e palavras inadequadas.

3 – Serão excluídos, igualmente, comentários com conteúdo racista, calunioso, difamatório, injurioso, preconceituoso ou discriminatório; que violem as leis ou normas vigentes no país; que incitem à violência, à desobediência às leis e ao desrespeito às instituições;

4 - Os comentários publicados poderão ser retirados a qualquer tempo, em caso denúncia de violação de alguma das regras acima estabelecidas.